João Pessoa, conhecida como Jampa para os íntimos, é uma cidade que pode oferecer inúmeras opções de passeios e trilhas para quem pedala. Fizemos uma lista com os melhores lugares para conhecer pedalando e praticar MTB que você poderá conferir aqui para o Bicicleta para Todos.
Quem ama uma magrela sempre busca por trilhas e parques que possa ir pedalando e não deixar de movimentar o corpo mesmo durante as férias.
E, sempre tem um lugarzinho em outro estado ou país que é possível usar a bicicleta enquanto conhece o espaço e aproveita melhor a paisagem.
Se você quer descobrir quais são esses lugares em João Pessoa, na Paraíba, confira abaixo a lista que preparei especialmente para quem ama viajar.
Parque Ecológico Bosque dos Sonhos
Endereço: Av. Cabo Branco – Cabo Branco, João Pessoa – PB, 58045-010
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/TnvtnYDPsX1Fe85W9
O Parque Ecológico Bosque dos Sonhos fica logo ao lado do Farol do Cabo e recebe muitos turistas de outros estados e a visita de moradores locais todos os anos.
O local é muito usado para a realização de eventos como aniversários, book de fotografia e é sempre possível encontrar alguém fazendo piquenique no local.
É um excelente lugar para passear com crianças!
É um ambiente bem arborizado com estátuas representativas do Nordeste, pequenos pontos comerciais e bancos espalhados por todo o território.
Para quem não quiser levar alimentos, há uma área com restaurantes e mesas de madeira super aconchegantes para você se reunir com sua família e amigos.
O parque é equipado com uma área de estacionamento pago, antes de ir, busque informações sobre o valor para não ser pego de surpresa.
No espaço também há um espaço recreativo para as crianças interagirem com animais como ovelhas e pôneis.
Por ser um local amplo e aberto, é ótimo para quem quer pedalar e quem sabe, ver o sol nascer bem cedo próximo ao mar.
O Farol fica logo na entrada do Parque e inúmeras pessoas tiram a foto característica de quem visita o local.
Parque da Lagoa
Endereço: Parque Sólon de Lucena – Centro, João Pessoa – PB, 58013-130
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/oeQg2cnSxobujV6T7
Após pedalar pela avenida Epitácio Pessoa, você poderá conhecer o Parque da Lagoa, um local relativamente novo na cidade com muito verde e uma ciclofaixa extensa que fica em volta de um pequeno lago, por isso o nome.
Essa avenida é uma das maiores e mais importantes de João Pessoa, perfeita para conhecer pedalando sua bike e aproveitando cada segundo do passeio.
O item mais caricato e digamos “divertido” da avenida é o poste retorcido que indica que um acidente ocorreu com a frase “se beber não dirija”
A avenida é muito importante, picipalmente por ligar o centro da cidade à Orla com seus 5 km, mas, além disso, é a mais ativa economicamente, por isso, bem movimentada.
Aos domingos, uma das faixas é exclusiva para ciclistas das 7 hs às 13hs, mas, você também poderá transitar por lá de bike outros dias da semana já que fica protegida por cones.
Há um Rio que corta a cidade chamado Jaguaripe, infelizmente está poluído e tem um péssimo cheiro.
Por lá você encontrará outros ciclistas, pessoas com skate, patins e pedestres fazendo sua caminhada diária.
Além disso, a vista é belíssima e, graças as palmeiras, o ambiente é muito fresco. Recomendo que vá no final da tarde.
Praia de Tambaú
Endereço: Av. Alm. Tamandaré, 2 – Tambaú, João Pessoa – PB, 58039-010
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/MeWwFfsbF1AHybmJ8
Como uma cidade litorânea, não é novidade que Tambaú também seja o nome de uma praia em João Pessoa muito visitada pelos habitantes locais e por turistas que visitam o estado.
É lá que fica o letreiro mais famoso de João Pessoa, cartão postal e local onde muitas pessoas param para tirar foto.
Entre as palavras João e Pessoa, há um círculo vermelho e amarelo que representa o primeiro sol, já que lá é o lugar onde o sol nasce primeiro em toda a América.
A praia é bem movimentada e organizada caso você queira parar seu pedal para tomar um banho de mar.
Próximo à praia estão localizados muitos hotéis, restaurantes e quiosques, é o melhor local para se hospedar nas suas férias e curtir bastante a cidade.
No calçadão da orla há espaço mais que suficiente para ciclistas e pedestres transitarem com segurança.
Além da dinâmica entre areia e mar você poderá conhecer em Tambaú também as piscinas naturais para um passeio turístico completo.
A orla é bastante arborizada e fresca. Perfeita para tirar fotos e curtir a animação dos shows que acontecem nos quiosques.
Confira o comércio local e leve itens como lembrança da cidade para seus familiares e amigos.
Parque Solon de Lucena
Endereço: Parque Sólon de Lucena – Centro, João Pessoa – PB, 58013-130
Como chegar https://maps.app.goo.gl/oeQg2cnSxobujV6T7
O Parque Solon de Lucena é um dos vários cartões postais dessa cidade turística e belíssima do nordeste brasileiro que é João Pessoa.
É um ótimo lugar para ir com crianças, já que existem diversas opções de brinquedos e diversão para seus filhos, sobrinhos, enteados, etc.
Além disso, você poderá se organizar para dar uma pausa no pedal e curtir a vista com bastante verde fazendo um piquenique na grama.
Repleto de árvores como as palmeiras, possui um ambiente fresco e uma ciclofaixa ideal para ciclistas que querem visitar o local.
Na Lagoa do parque foram colocados peixes para promover o ecossistema local, entretanto, é proibido pescar e a água não é potável. Leve sua garrafa de água.
No espaço também é possível encontrar restaurantes e quiosques para fazer suas refeições se planeja passar o dia no parque.
O ambiente é tranquilo, o som que você ouvirá será do ba
lanço das folhas e das pessoas que também estarão no espaço. Nada de sons automotivos e paredões.
É um espaço familiar, para quem quer curtir a tranquilidade do final de tarde fora de casa ou do quarto de hotel.
No local é disponibilizado o aluguel de bicicletas individuais e duplas. Vale a pena conferir.
Circuito da Mangabeira
Endereço: Rua Doutor Antônio Quinho – Mangabeira, PB, 58058-663
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/xMdr4rBdNcx3XB3G6
O Parque da Mangabeira foi pensado para quem quer um espaço específico para fazer trilha com muita adrenalina em terrenos de terra batida.
Para entrar, é necessário pagar uma taxa e o espaço possui um amplo estacionamento para quem vai de carro.
São 16 trilhas que são divididas por grau de dificuldade. Antes de iniciar o percurso, um funcionário local será responsável por passar todas as instruções necessárias para você.
Em todo o trajeto foram colocadas placas indicativas como o nome de cada trajeto possível para pedalar e o grau de dificuldade que representa para o ciclista.
O melhor do parque é ser impossível se perder já que independente do caminho que você escolha, o final dará sempre no mesmo lugar.
Há uma circuito específico para crianças, ideal para quem quer levar o filho para iniciar na prática do Mountain Bike.
Ainda no espaço e no decorrer da percurso, você verá funcionários colaborando para a sua segurança, além de placas sinalizadoras para avisar com antecedência os próximos obstáculos.
São muitas curvas e descidas em um circuito todo varrido e divertido para os ciclistas.
A trilha mais pesada é estreita com muitas lombadas e subidas para quem quer uma experiência inesquecível no Mountain Bike.
Circuito do Sol
O circuito do Sol é outro espaço feito para quem quer se aventurar em trilhas de terra batida na cidade. Seja morador local ou visitante.
O espaço é amplo com muito verde e caminhos estreitos para quem gosta da adrenalina em duas rodas.
Existem algumas bifurcações durante o percurso e você dará de cara com lombadas, subidas e curvas acentuadas.
É um trajeto bem sinalizado com placas instrutivas e coloridas impossíveis de não serem vistas.
Uma gravel bike, por exemplo, seria a bicicleta perfeita para o local, pois, além de resistente é ágil por possuir a aerodinâmica perfeita de uma speed.
Esse circuito é para quem quer uma experiência em contato com a natureza. São muitos arbustos e árvores durante todo o trajeto.
Por isso, vá com roupa específica para pedal afim de evitar picada de insetos ou contato com alguma planta que possa causar alergia.
É um percurso consideravelmente longo, pode durar aproximadamente 20 minutos de pedal.
A trilha pode ser considerada leve por não ter subidas íngremes ou terreno instável com grandes decidas.
A maior parte do trajeto será tranquila e plana com muitas curvas.
Orla de Manaíra
Endereço: Coloque praia de Manaíra
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/EcPMf1dpQV4dMuvT8
O bairro de Manaíra é grande, famoso e um dos bairros mais nobres da cidade, sendo próximo do Tambaú que falei anteriormente.
O bairro é bem extenso e tem forte presença comercial, além de hotéis por ser uma área bastante turística.
Na orla, há uma ciclofaixa e o calçadão é bem estreito. Você não encontrará quiosques por lá já que não cabem no espaço.
Próxima da praia foi construída uma quadra e academia pública bastante utilizada pelos moradores.
Além de passear pela orla, você poderá conhecer as praças do bairro, áreas verdes e públicas ideais para passeios tranquilos a pé ou com a bike.
Na área comercial é possível encontrar todo tipo de estabelecimento como farmácias, padarias, postos de combustível e prédios empresariais.
Na avenida principal estão localizados 3 shoppings centers, caso você queira sair durante a noite e está sem programação.
Só a orla já proporciona um passeio incrível e longo para ciclistas, mas, se você é turista na cidade, recomendo que aproveite o máximo possível de Jampa.
Essa, com certeza, é uma das praias menos movimentadas da cidade, o que é comum em bairros nobres e que não tenham quiosques na areia.
Circuito Jacarapé
Endereço: Costa do Sol, João Pessoa – PB
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/n2cWTT8T1o3y7HHy7
Com organização de Antôno Negão, o Circuito Jacarapé é um espaço ideal para quem quer praticar MTB e participar de eventos promovidos para ciclistas.
Localizado no Parque das Trilhas, é um dos muitos circuitos da região que compõe o conjunto de trilhas feitas por pedestres e ciclistas.
O trajeto é todo de terra batida com subidas, descidas, lombadas e paredões sinalizados com fitas coloridas.
Como toda boa trilha pra Mountain Bike, é bem arborizada e possui uma incrível paisagem natural perfeita para quem ama a adrenalina e o frescor que esses trajetos podem proporcionar.
Em alguns momentos do percurso o espaço pode ficar estreito por causa da mata fechada, então, tenha bastante atenção enquanto pedala.
Como guia, você precisará se atentar às fitas presas nas árvores durante o pedal para não se perder. Recomendo que você pedale em dupla ou em grupo para manter sua segurança.
Vá bem equipado com seus acessórios, principalmente o capacete.
Quase no final do trajeto, você encontrará a ponte do rio que cai. Tem esse nome por ficar realmente acima do rio. Todos os ciclistas passam por ela e enfrentar essa parte requer coragem.
A paisagem é incrível e durante todo o percurso terá terra e muitas folhas que caíram das árvores
É comum encontrar por la pedestres em competições ou que queiram acampar com acesso à praia.
Praça da Independência
Endereço: Praça da IndependênciaJoão Pessoa – PB, 58013-025
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/yS9kCvWoMXVKNAUV6
A Praça da Independência é um ótimo lugar para quem quer unir bike e história do Brasil. Se você se interessa por passeios históricos, vale a pena visitar o local.
Além de ser público, é visitado por inúmeras pessoas durante todo o ano graças a belíssima arquitetura local e as descobertas sobre nosso país que a visita proporciona.
Como um dos pontos turísticos mais visitados, está bem conservada graças a reforma que foi feita em 2015.
Na área verde foram plantadas espécies raras como o pau-brasil, ipê e o abricó-de-macaco.
É um patrimônio Tombado de João Pessoa e hoje, é um local de convivência, interação com pessoas e a natureza, além de ser um ambiente procurado para quem quer lazer.
Possui 54 bancos, um coreto revitalizado, escadas e elevador de acessibilidade para conferir monumentos como o do Obelisco Central e o busto de Otacílio de Albuquerque feitos em pedra granito.
O local é muito bonito e aconchegante, onde é possível fazer piqueniques, pedalar e andar a pé por toda a praça.
Como encontrar outros passeios:
Galeria de Fotos de João Pessoa
https://instagram.com/jampaparaiba?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Turismo e viagens
https://instagram.com/jampaparaiba?igshid=YmMyMTA2M2Y=
https://instagram.com/turismojoaopessoapb?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Prefeitura de João Pessoa
https://instagram.com/prefjoaopessoa?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Dicas para quem vai viajar
- Antes de viajar, faça sua programação e organize seu roteiro para conseguir aproveitar o máximo de lugares possíveis, principalmente em uma cidade repleta de opções como João Pessoa.
- Lembre-se de fazer a revisão da sua bike antes de sair, assim, você evitará possíveis acidentes e transtornos durante a realização de algum percurso.
Confira se está levando todos os acessórios para não passar por nenhum perrengue longe de casa. - Se você pretende visitar parques fechados, confira o horário de funcionamento e se é necessário pagar uma taxa para entrar.
- Sempre leve dinheiro extra para prevenir em caso de algum imprevisto no local.
- Se você quer participar de trilhas com grupos locais, busque no Instagram ou pelo número de telefone, quais as datas que terão competições ou roteiros combinados.
- Reserve sua hospedagem com antecedência, principalmente se for para uma cidade muito visitada.
Espero ter ajudado você com novas opções de lazer e entretenimento em João pessoa. Se programe curta suas férias com segurança e entusiasmo.