Na véspera do Critérium du Dauphiné, que ocorreu em junho de 2023, um novo modelo de bicicleta da Trek foi avistado com a equipe Lidl-Trek. Impulsionados pela busca por inovações tecnológicas para a preparação do Tour de France, a equipe revelou uma nova bicicleta que permanece incógnita quanto ao seu modelo específico.
Em um casual passeio próximo ao ônibus da equipe, observamos as novas bicicletas posicionadas no teto do carro. Estas bicicletas não haviam sido observadas em competições anteriormente, embora já tivessem sido notadas em fóruns especializados como o WeightWeenies no início do ano. Inicialmente, especulou-se que seriam novas Emonda, mas características mistas levantaram dúvidas entre este modelo e o Madone.
Design e Inovações Técnicas
Com vários lançamentos de bicicletas acontecendo antes do Tour de France, esta nova bike apresenta design dedicado tanto à aerodinâmica quanto à redução de peso. Algo similar ao Tarmac SL8 e Bianchi Specialissima é esperado: uma bicicleta singular para diversas condições de corrida.
Observando os detalhes técnicos, encontramos elementos familiares ao Madone. Destaque é dado ao “IsoFlow”, uma abertura no tubo do selim destinada a otimizar o fluxo de ar na parte traseira da bicicleta e melhorar a sustentação do canote. A parte frontal também exibe semelhanças com estruturas profundas na forqueta e formas moldadas na superfície inferior do tubo superior. Diferente, porém, é a profundidade reduzida do tubo frontal e componentes mais leves para a traseira da estrutura, seguindo a tendência atual dos designs aerodinâmicos frontais com otimização de pesos atrás.
Para complementar esta inovação estrutural, foram destacadas garrafas específicas para melhor aerodinâmica. Vistas anteriormente apenas na Cannondale SuperSix, estas não são utilizadas pelo esquadrão EF mas parecem fazer parte da estratégia customizada da Lidl-Trek neste novo equipamento.
Esclarecendo dúvidas que o leitor pode ter: Qual o impacto dessas mudanças? A combinação aerodinâmica deve reduzir o arraste frontal enquanto adaptações aos tubos promovem maior fluidez de manobras mantendo potência no pedal através da otimização nas partes traseiras mais leves.
Esperam-se novos testes durante o Tour de France onde tal inovação será minuciosamente avaliada sob extremos competitivos.
Finalizando este relatório detalhado das atividades pré-Critérium du Dauphiné pela Lidl-Trek e previsão envolvida neste futuro tecnológico mirante nos eventos subsequentes às suas testagens rigorosas.
Fato | Detalhe |
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Evento | Critérium du Dauphiné, Junho de 2023 |
Equipe | Lidl-Trek |
Produto | Novo modelo de bicicleta da Trek |
Observação | Bicicletas avistadas no teto do carro da equipe |
Especulação | Possível nova Emonda ou Madone |
Design | Aerodinâmica e redução de peso |
Características | IsoFlow, estrutura profunda na forqueta, formas moldadas no tubo superior |
Componentes | Garrafas aerodinâmicas específicas |
Impacto | Redução de arraste frontal e maior fluidez nas manobras |
Teste | Esperado no Tour de France |
Com informações do site CyclingTips