Ao procurar um veículo, uma das escolhas mais cruciais diz respeito ao seu sistema de transmissão. Mas você sabe qual é o melhor para as suas necessidades? Conhecer as peculiaridades de cada tipo de transmissão é essencial para garantir a melhor experiência ao volante. Será que a transmissão manual ainda é a opção mais eficaz para o controle total do carro, ou a comodidade das automáticas e CVTs tem se sobreposto à tradição?
Aqui no Bike Fix Brasil, compreendemos a importância da precisão na hora de escolher o sistema que distribuirá a força do motor do seu automóvel. Mas afinal, o que diferencia uma transmissão automatizada de uma automática ou CVT? E como esses sistemas influenciam o desempenho do seu veículo no dia a dia? Continue lendo para descobrir como selecionar o sistema de transmissão ideal para sua condução e estilo de vida.
Entendendo os Sistemas de Transmissão Automotiva
- O sistema de transmissão é vital para o funcionamento do veículo, gerenciando a potência do motor para as rodas.
- Componentes chave incluem embreagem, caixa de câmbio, eixo de transmissão e diferencial.
- A embreagem permite a troca suave de marchas desconectando motor e transmissão temporariamente.
- A caixa de câmbio é o centro de controle das marchas, operada via alavanca ou sistema eletrônico.
Tipos de Sistemas de Transmissão
- Manual: O motorista controla manualmente as mudanças de marcha e aciona a embreagem.
- Automatizada: Mudanças de marcha automáticas controladas eletronicamente, sem necessidade de pedal de embreagem.
- Automática: Trocas automáticas e fluidas de marchas usando uma embreagem hidráulica ou conversor de torque.
- CVT (Transmissão Continuamente Variável): Oferece uma aceleração suave sem marchas fixas, usando polias ajustáveis e uma correia resistente.
Escolhendo o Sistema de Transmissão Ideal
- Considere a sua preferência por controle manual ou conveniência automática.
- Pense no tipo de condução que você faz frequentemente (cidade, estrada, off-road).
- Avalie o custo de manutenção e reparo de cada tipo de transmissão.
- Leve em conta a eficiência de combustível proporcionada pelo tipo de transmissão.
- Experimente diferentes sistemas para determinar qual sensação e resposta ao dirigir você prefere.
Tendo esses pontos em mente, a escolha do sistema de transmissão adequado dependerá das suas necessidades pessoais de condução, orçamento e preferência por determinado estilo de direção. É importante pesquisar e testar diferentes opções para tomar a decisão mais informada possível.
Ao escolher entre os diferentes tipos de sistemas de transmissão automotiva, é importante levar em consideração o seu estilo de condução, as condições em que o veículo será utilizado e suas preferências pessoais. A transmissão manual oferece maior controle ao motorista, sendo ideal para quem gosta de trocar de marchas manualmente. Já a transmissão automatizada proporciona conforto e praticidade, pois realiza as trocas de marchas de forma automática. A transmissão automática é indicada para quem busca comodidade, pois não requer intervenção do motorista nas trocas de marchas. Por fim, a transmissão CVT oferece uma condução suave e eficiente, sendo ideal para quem busca economia de combustível. Considere esses fatores para escolher o sistema de transmissão mais adequado às suas necessidades.
Os quatro elementos básicos do sistema de transmissão
Ao adentrar o universo dos sistemas de transmissão mecânica, é imprescindível ter consciência de que a escolha adequada desses componentes é um fator determinante para a eficiência e durabilidade de qualquer maquinário industrial. Nesse contexto, existem quatro elementos básicos que requerem nossa atenção especial: acoplamentos, motorredutores, correias e engrenagens. Cada um desses elementos possui características únicas e aplicações específicas que devem ser cuidadosamente analisadas para assegurar uma operação otimizada.
Acoplamentos: Os acoplamentos são dispositivos fundamentais que conectam dois eixos, permitindo a transmissão do movimento rotativo entre eles. Ao selecionar um acoplamento, é crucial considerar o torque que será transmitido e a presença de desalinhamentos entre os eixos. Existem diferentes tipos de acoplamentos, como os de lâminas, elásticos ou de engrenagens, cada um adequado para distintas necessidades operacionais. Por exemplo, acoplamentos elásticos são recomendados quando há necessidade de absorver choques e vibrações.
Motorredutores e Redutores de Velocidade
Motorredutores: São sistemas integrados que combinam um motor elétrico com um redutor de velocidade. A escolha de um motorredutor deve levar em conta a relação de redução desejada, ou seja, a diminuição da velocidade de rotação fornecida pelo motor para adequá-la às necessidades do equipamento acionado. Motorredutores são ideais para aplicações que exigem alto torque em baixas velocidades.
Redutores de Velocidade: Similarmente aos motorredutores, os redutores de velocidade são usados para diminuir a rotação transmitida por um motor. No entanto, eles não estão integrados ao motor e podem ser acoplados a diferentes tipos de fontes de energia. A seleção correta depende da análise das cargas envolvidas e das características do equipamento que receberá o movimento.
Correias e Engrenagens
Correias: As correias são responsáveis por transmitir potência entre dois ou mais eixos à distância, mantendo a sincronia entre eles. Elas são escolhidas com base na distância entre os eixos, na potência a ser transmitida e na velocidade operacional. Correias em V, por exemplo, são comuns em aplicações industriais devido à sua capacidade de transmitir altas cargas com eficiência.
Engrenagens: As engrenagens interagem diretamente com outras engrenagens ou elementos mecânicos para transmitir movimento rotativo. A seleção das engrenagens deve considerar o tipo de movimento desejado (linear ou rotativo), a direção da força e a relação entre as velocidades dos eixos interconectados. Engrenagens cônicas são utilizadas quando é necessário mudar a direção do movimento rotativo, enquanto engrenagens helicoidais são preferidas por sua operação suave e silenciosa.
Compreender as funções e especificações dos quatro elementos básicos do sistema de transmissão é o primeiro passo para garantir uma escolha acertada. É indispensável também ponderar sobre as condições operacionais do maquinário, como carga, velocidade e ambiente de trabalho, assim como realizar manutenções periódicas para manter o sistema funcionando em seu potencial máximo. Ao alinhar esses fatores com conhecimento técnico qualificado, estaremos aptos a tomar decisões que resultem em melhorias significativas na performance dos equipamentos industriais.
Os diferentes tipos de transmissão automotiva
Ao nos depararmos com a escolha de um veículo, uma das decisões mais técnicas que precisamos tomar é em relação ao tipo de sistema de transmissão. Compreender as diferenças fundamentais entre os sistemas de transmissão automotiva é crucial para tomar uma decisão informada que atenda às nossas necessidades e preferências de condução.
A transmissão manual, por exemplo, requer que o motorista esteja envolvido ativamente na troca de marchas, utilizando a embreagem para selecionar a marcha adequada. Esta opção é frequentemente apreciada por aqueles que buscam uma experiência de condução mais envolvente e controle direto sobre o veículo. É essencial considerar se você se sente confortável com esse nível de envolvimento e se ele se adequa ao seu estilo de condução.
Por outro lado, a transmissão automática oferece uma experiência sem preocupações, pois realiza as mudanças de marcha automaticamente. Este sistema é ideal para quem prefere conveniência ou frequentemente dirige em trânsito pesado, onde a constante necessidade de troca manual de marchas pode ser um incômodo.
Além disso, a transmissão automática CVT (Transmissão Continuamente Variável) representa uma inovação tecnológica que proporciona uma aceleração suave sem as sensações perceptíveis de mudança de marchas. Comumente encontrada em veículos híbridos e de menor potência, a CVT ajusta continuamente a relação de transmissão para otimizar o desempenho do motor. A eficiência no consumo de combustível e a suavidade na condução são pontos fortes desse tipo de transmissão.
É importante notar que cada tipo de transmissão tem seus próprios requisitos de manutenção e pode apresentar diferentes problemas ao longo do tempo. Portanto, além da preferência pessoal, deve-se considerar a durabilidade e os custos associados à manutenção de cada sistema.
Ao escolher entre os diferentes tipos de transmissão automotiva, reflita sobre suas prioridades: busca por desempenho, economia, facilidade na condução ou talvez uma combinação desses fatores? Avalie suas opções com cuidado e não hesite em buscar o conselho de um profissional especializado para garantir que sua escolha seja a mais adequada para o seu estilo de vida automotivo.
A transmissão manual
Ao ponderar sobre a escolha de um sistema de transmissão para o seu veículo, a transmissão manual surge como uma opção que evoca uma conexão mais direta entre o carro e o condutor. Optar por uma transmissão manual significa abraçar um estilo de condução que requer engajamento e perícia, permitindo ao motorista determinar o momento exato da troca de marchas. Esta escolha é frequentemente apreciada por entusiastas automotivos que valorizam a sensação de controle e a experiência de condução mais ‘pura’.
A decisão por uma transmissão manual também deve considerar as implicações práticas do dia a dia. Para aqueles que enfrentam frequentemente o tráfego pesado ou preferem uma condução mais relaxada, este tipo de sistema pode não ser o ideal. É crucial avaliar o ambiente em que se conduz regularmente e o nível de conforto desejado ao volante. Além disso, é importante ter em mente que a manutenção deste tipo de transmissão pode ser menos onerosa, mas exige um conhecimento técnico para identificar quando uma intervenção é necessária.
Comparativo com outras transmissões
Em contraste com a transmissão automática ou sistemas mais modernos como o CVT (Transmissão Continuamente Variável) e as transmissões automatizadas de dupla embreagem, a manual oferece uma experiência distinta. O controle tátil das mudanças de marcha é algo que os sistemas alternativos não conseguem replicar, embora possam superar em termos de conveniência e eficiência de combustível. A escolha entre esses sistemas depende fortemente do que você valoriza na experiência ao volante.
Avaliar o custo-benefício é outro aspecto vital na escolha do sistema de transmissão. Enquanto as transmissões automáticas podem oferecer maior conforto, especialmente em cidades com trânsito intenso, elas geralmente vêm com um preço inicial mais alto e custos de manutenção elevados. Por outro lado, a transmissão manual pode ser mais acessível e econômica a longo prazo, mas requer um motorista disposto a se envolver ativamente na condução do veículo. Ao comparar os diferentes tipos de sistemas, considere suas preferências pessoais, o tipo de percurso que costuma fazer e os custos associados a cada opção.
A transmissão automática CVT
Quando me vejo diante da escolha de um sistema de transmissão para meu próximo veículo, pondero sobre diversos fatores, e a transmissão automática CVT (Continuously Variable Transmission) é uma das opções que merece atenção especial. Este tipo de transmissão é conhecido por sua capacidade de oferecer uma experiência de condução suave e sem os trancos característicos das mudanças de marcha. Ao dirigir um carro com CVT, percebo uma adaptação contínua e precisa à rotação do motor, o que resulta em um desempenho otimizado e, muitas vezes, em uma economia de combustível superior quando comparado a sistemas automáticos tradicionais ou manuais.
A eficiência do CVT provém de seu sistema inovador que consiste em duas polias variáveis interligadas por uma correia metálica. Essas polias ajustam seu diâmetro de forma contínua, criando uma quantidade infinita de relações de marcha. Essa característica elimina a necessidade de trocas manuais, pois o próprio sistema se encarrega de encontrar a relação ideal para cada situação. Além disso, ao considerar a incorporação desta tecnologia em meu veículo, não posso deixar de mencionar a embreagem centrífuga que mantém o CVT desvinculado do motor até que seja aplicada uma leve aceleração. Esse mecanismo proporciona maior controle ao condutor e permite que o motor funcione sem impulsionar imediatamente o veículo.
Adaptação do CVT aos Diferentes Veículos
A versatilidade do CVT é outro ponto que influencia minha decisão. Originalmente utilizado em veículos menores como motocicletas e jet skis, esse sistema tem sido cada vez mais adotado em carros de passeio e até mesmo em pickups. A capacidade do CVT de se adaptar a diferentes tamanhos e tipos de veículos demonstra sua flexibilidade e eficácia. Em minhas pesquisas, descobri que o funcionamento harmonioso entre as embreagens primária e secundária, juntamente com a correia em forma de V, são essenciais para transmitir a potência entre as polias e garantir essa adaptabilidade.
Além disso, é fascinante saber que o conceito por trás dessa tecnologia remonta a Leonardo da Vinci em 1490, embora tenha sido patenteado muito mais tarde. A história do CVT reflete uma busca constante pela melhoria na experiência de condução, algo que valorizo consideravelmente. Ao avaliar os diferentes sistemas de transmissão disponíveis no mercado, penso na importância de escolher aquele que não apenas atenda às minhas necessidades diárias, mas também contribua para uma direção mais eficiente e prazerosa. O CVT, com sua capacidade de proporcionar potência utilizável e economia de combustível, certamente está entre as opções que considero seriamente para meu próximo veículo.
Na hora de escolher um sistema de transmissão para o seu carro, é importante considerar fatores como eficiência, durabilidade e o tipo de condução que você prefere. Car and Driver oferece ótimas dicas para entender as diferenças entre transmissões manuais e automáticas, auxiliando na escolha ideal para o seu estilo de vida. Afinal, o sistema de transmissão é o coração da performance do seu veículo!
1. Quais são os elementos básicos de um sistema de transmissão mecânica?
Os elementos básicos de um sistema de transmissão mecânica são acoplamentos, motorredutores, correias e engrenagens. Cada um possui características únicas e aplicações específicas que devem ser consideradas ao escolher o sistema de transmissão adequado.
2. O que são acoplamentos e qual a importância de escolher o tipo correto?
Acoplamentos são dispositivos que conectam dois eixos, permitindo a transmissão do movimento rotativo entre eles. É crucial escolher o tipo correto de acoplamento, levando em consideração o torque que será transmitido e a presença de desalinhamentos entre os eixos. Existem diferentes tipos de acoplamentos, como os de lâminas, elásticos ou de engrenagens, cada um adequado para distintas necessidades operacionais.
3. Qual a função dos motorredutores e redutores de velocidade em um sistema de transmissão?
Os motorredutores combinam um motor elétrico com um redutor de velocidade, enquanto os redutores de velocidade podem ser acoplados a diferentes tipos de fontes de energia. Ambos são responsáveis por diminuir a rotação transmitida por um motor, sendo ideais para aplicações que exigem alto torque em baixas velocidades. A escolha correta depende da análise das cargas envolvidas e das características do equipamento que receberá o movimento.
4. O que são correias e qual a sua função em um sistema de transmissão?
Correias são responsáveis por transmitir potência entre dois ou mais eixos à distância, mantendo a sincronia entre eles. Elas são escolhidas com base na distância entre os eixos, na potência a ser transmitida e na velocidade operacional. Correias em V, por exemplo, são comuns em aplicações industriais devido à sua capacidade de transmitir altas cargas com eficiência.
5. Qual é a função das engrenagens em um sistema de transmissão?
As engrenagens interagem diretamente com outras engrenagens ou elementos mecânicos para transmitir movimento rotativo. A seleção das engrenagens deve considerar o tipo de movimento desejado (linear ou rotativo), a direção da força e a relação entre as velocidades dos eixos interconectados. Engrenagens cônicas são utilizadas quando é necessário mudar a direção do movimento rotativo, enquanto engrenagens helicoidais são preferidas por sua operação suave e silenciosa.
6. Quais fatores devem ser considerados ao escolher entre sistemas de transmissão automática ou manual?
Ao escolher entre sistemas de transmissão automática ou manual, é importante considerar suas necessidades e preferências. A transmissão manual oferece maior controle e envolvimento na condução, sendo apreciada por aqueles que buscam uma experiência mais direta e esportiva. Já a transmissão automática proporciona maior conveniência, especialmente em tráfego pesado, onde as mudanças automáticas podem ser mais práticas.
7. Quais as vantagens da transmissão automática CVT?
A transmissão automática CVT oferece uma experiência suave de condução, sem trancos perceptíveis nas mudanças de marcha. Ela ajusta continuamente a relação de transmissão para otimizar o desempenho do motor, resultando em uma aceleração suave e economia de combustível. Além disso, a CVT é versátil e pode se adaptar a diferentes tamanhos e tipos de veículos.
8. Como avaliar as necessidades individuais ao escolher um sistema de transmissão?
Ao escolher um sistema de transmissão, é importante avaliar suas necessidades individuais em termos de desempenho, eficiência e conforto. Considere fatores como o tipo de terreno em que você vai dirigir, a carga que você pretende transportar e o ambiente em que você costuma dirigir. Também leve em consideração suas preferências pessoais em relação ao controle da troca de marchas e ao envolvimento na condução.
9. Quais as implicações práticas da escolha entre transmissão manual ou automática?
A escolha entre transmissão manual ou automática tem implicações práticas no dia a dia. A transmissão manual requer maior habilidade e atenção do motorista para realizar as trocas de marcha manualmente, enquanto a transmissão automática realiza as mudanças automaticamente. É importante avaliar o ambiente em que você dirige regularmente, como trânsito pesado ou estradas sinuosas, para determinar qual tipo de transmissão se adapta melhor às suas necessidades.
10. Quais os custos associados à manutenção dos diferentes tipos de sistemas de transmissão?
Cada tipo de sistema de transmissão tem seus próprios requisitos de manutenção e pode apresentar diferentes custos ao longo do tempo. Transmissões automáticas tendem a ter custos mais elevados de manutenção, enquanto as manutenções em transmissões manuais podem ser menos onerosas. É importante considerar não apenas o custo inicial do sistema, mas também os custos futuros associados à manutenção.
11. O que é importante considerar ao comparar diferentes tipos de sistemas de transmissão?
Ao comparar diferentes tipos de sistemas de transmissão, é importante considerar suas preferências pessoais, as necessidades do veículo e seu estilo de vida automotivo. Avalie os aspectos como desempenho, economia, facilidade na condução e custo-benefício dos sistemas disponíveis no mercado.
12. Qual tipo de sistema é mais econômico em termos de consumo de combustível?
Em geral, sistemas automáticos como CVT tendem a ser mais eficientes em termos de consumo de combustível quando comparados a sistemas manuais. Isso ocorre porque os sistemas automáticos podem otimizar continuamente a relação de transmissão para se adaptar às condições da estrada e às necessidades do veículo.
13. Como obter máximo desempenho do sistema de transmissão escolhido?
Para obter máximo desempenho do sistema de transmissão escolhido, é importante seguir as recomendações do fabricante quanto à manutenção regular do veículo. Realizar as trocas adequadas do fluido da transmissão, ajustes corretos da embreagem (no caso das manuais) e inspeções periódicas ajudarão a garantir o funcionamento adequado do sistema.
14. Por que é importante buscar orientação profissional ao escolher um sistema de transmissão?
Buscar orientação profissional ao escolher um sistema de transmissão é essencial porque os profissionais têm conhecimento especializado sobre os diferentes tipos disponíveis no mercado. Eles podem analisar suas necessidades específicas e recomendar o sistema mais adequado para seu veículo e estilo de condução.
15. Como garantir uma decisão informada ao escolher entre diferentes tipos de sistemas de transmissão?
Para garantir uma decisão informada ao escolher entre diferentes tipos de sistemas de transmissão, é importante fazer pesquisas detalhadas sobre as opções disponíveis no mercado. Considere suas necessidades individuais, consulte especialistas da área automotiva, faça test-drives quando possível e avalie os prós e contras antes de tomar uma decisão final.
- Avalie suas necessidades e preferências em relação ao veículo
- Considere se você precisa de um sistema de transmissão manual ou automático
- Pense se você prefere uma transmissão de tração dianteira, traseira ou integral
- Analise o tipo de veículo que você está usando (carro de passeio, caminhão, ônibus, etc.)
- Leve em consideração o ambiente em que o veículo será usado (tráfego pesado, terrenos acidentados, etc.)
- Entenda as diferenças entre os sistemas de transmissão manual, automática e CVT (Transmissão Continuamente Variável)
- Considere a experiência de condução desejada (mais envolvente e controle direto ou mais conveniente e sem preocupações)
- Avalie a eficiência no consumo de combustível de cada sistema
- Pondere sobre os custos associados à manutenção de cada sistema
- Consulte um profissional especializado para obter orientação adicional na escolha do sistema de transmissão adequado
Sistema de Transmissão | Descrição |
---|---|
Acoplamentos | Conectam dois eixos, permitindo a transmissão do movimento rotativo entre eles. Existem diferentes tipos de acoplamentos, como os de lâminas, elásticos ou de engrenagens. |
Motorredutores | Sistemas integrados que combinam um motor elétrico com um redutor de velocidade. Ideais para aplicações que exigem alto torque em baixas velocidades. |
Redutores de Velocidade | Usados para diminuir a rotação transmitida por um motor. Podem ser acoplados a diferentes tipos de fontes de energia. |
Correias | Responsáveis por transmitir potência entre dois ou mais eixos à distância, mantendo a sincronia entre eles. Escolhidas com base na distância entre os eixos, na potência a ser transmitida e na velocidade operacional. |
Engrenagens | Interagem diretamente com outras engrenagens ou elementos mecânicos para transmitir movimento rotativo. A seleção das engrenagens deve considerar o tipo de movimento desejado, a direção da força e a relação entre as velocidades dos eixos interconectados. |
Transmissão Manual | Requer que o motorista esteja envolvido ativamente na troca de marchas, utilizando a embreagem para selecionar a marcha adequada. |
Transmissão Automática | Realiza as mudanças de marcha automaticamente, oferecendo uma experiência sem preocupações. |
Transmissão Automática CVT | Proporciona uma aceleração suave sem as sensações perceptíveis de mudança de marchas. Ajusta continuamente a relação de transmissão para otimizar o desempenho do motor. |
– Sistema de transmissão: Conjunto de componentes responsáveis por transmitir o movimento do motor para as rodas do veículo.
– Transmissão manual: Sistema em que o motorista precisa trocar manualmente as marchas, utilizando a embreagem.
– Transmissão automática: Sistema em que as mudanças de marcha são feitas automaticamente, sem a necessidade de intervenção do motorista.
– Transmissão automática CVT: Tipo de transmissão automática que utiliza polias variáveis interligadas por uma correia metálica para proporcionar uma quantidade infinita de relações de marcha.
– Acoplamentos: Dispositivos que conectam dois eixos, permitindo a transmissão do movimento rotativo entre eles.
– Motorredutores: Sistemas integrados que combinam um motor elétrico com um redutor de velocidade.
– Redutores de velocidade: Componentes utilizados para diminuir a rotação transmitida por um motor.
– Correias: Responsáveis por transmitir potência entre dois ou mais eixos à distância, mantendo a sincronia entre eles.
– Engrenagens: Componentes que interagem diretamente com outras engrenagens ou elementos mecânicos para transmitir movimento rotativo.
Considerando a Manutenção e a Durabilidade dos Sistemas de Transmissão
Ao escolher entre diferentes tipos de sistemas de transmissão, é crucial considerar não apenas o desempenho imediato, mas também a manutenção e durabilidade a longo prazo. Transmissões manuais tendem a ser mais robustas e menos suscetíveis a problemas caros do que as automáticas, embora exijam que o motorista esteja mais envolvido na operação do veículo. Por outro lado, as transmissões automáticas modernas são projetadas para oferecer maior conforto e conveniência, mas podem requerer manutenções mais frequentes e dispendiosas. É importante avaliar o custo-benefício de cada sistema, levando em conta o tipo de uso que se fará do veículo e as condições de condução habituais.
A Influência da Tecnologia Híbrida e Elétrica na Escolha da Transmissão
Além disso, com o avanço da tecnologia automotiva, os sistemas de transmissão estão evoluindo, especialmente no contexto de veículos híbridos e elétricos. Esses veículos apresentam sistemas de transmissão que diferem significativamente dos convencionais, muitas vezes com menos peças móveis e uma manutenção simplificada. Ao considerar as opções de transmissão, é importante estar atento às inovações que acompanham os veículos eletrificados. A escolha por um veículo com transmissão adaptada para a eficiência energética pode não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também oferecer uma experiência de condução única e custos operacionais potencialmente menores. Portanto, ao ponderar sobre qual sistema de transmissão escolher, é válido explorar como as soluções híbridas ou totalmente elétricas podem se alinhar com suas necessidades e valores pessoais.
Fontes
*FATEC-SP. Seleção de Correias e Correntes Utilizando Visual Basic para Aplicativos do Excel. Disponível em: http://fatecsantoandre.edu.br/arquivos/TCC211.pdf. Acesso em: data de acesso.*
*PPGEE-UFMG. Análise de Desempenho de Sistemas de Transmissão em Redes de Sensores Sem Fio. Disponível em: https://www.ppgee.ufmg.br/defesas/1684M.PDF. Acesso em: data de acesso.*
*UNITAU. Seleção de Materiais para Corpo de Prova em Ensaios de Desgaste. Disponível em: http://repositorio.unitau.br/jspui/bitstream/20.500.11874/5425/1/Marcos%20A.%20B.%20Vieira%20Filho%20e%20Andre%20Luiz%20de%20Almeida.pdf. Acesso em: data de acesso.*
*UNIVATES. Projeto de uma Transmissão por Correia. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a70cafc9-a1eb-49f7-8b33-feda0953835d/download. Acesso em: data de acesso.*
*UFES. Projeto de Graduação: Desenvolvimento de um Protótipo de Veículo Urbano Eficiente. Disponível em: https://mecanica.ufes.br/sites/engenhariamecanica.ufes.br/files/field/anexo/projeto_de_graduacao_-_rafael_mattedi_e_alexandre_tardin.pdf. Acesso em: data de acesso.*