Já ouviu falar em seguro para bicicleta? Sabia que um corretor de seguros de bike pode faturar muito mensalmente? Nós, do Bicicleta para Todos explicamos melhor sobre a profissão nesse artigo. Confira a seguir.
Após a pandemia do covid-19, surgiram novos ciclistas e novos consumidores de produtos e serviços direcionados a quem pedala. Por isso, trabalhar nessa área vem se tornando muito lucrativo.
Ser corretor de seguros para bike pode garantir uma renda alta todo mês, mas, há algumas informações importantes para quem quer iniciar nesse ramo o mais rápido possível.
Confira nossas dicas e explicações sobre o tema e comece a trabalhar com esse nicho que vem se tornando cada vez mais lucrativo!
Leia atentamente todo o artigo para que você entenda como começar e o que deverá fazer para se destacar entre os outros corretores do ramo.
A venda de bikes continua crescendo
A pandemia realmente é a causa direta do maior número de ciclistas que temos em 2021, maior que em 2020.
Isso aconteceu pela percepção da necessidade de cuidar ainda mais do corpo e da mente, necessário após “presenciarmos” tantas mortes em todo o mundo de pessoas que foram atingidas pelo vírus causador do Covid-19.
Algumas pessoas precisaram substituir seu esporte favorito pelo ciclismo, pois, era proibido aglomerar. Um exemplo é o futebol de toda a semana.
Quem precisava movimentar o corpo, optou por outras atividades que, em sua maioria eram pedalar, seja em casa ou na rua, quando foi permitido.
O ciclismo foi um dos poucos esportes que era possível praticar durante a pandemia. O pedal passou a ser, ainda mais, visto como uma atividade que auxilia o funcionamento do corpo.
Alguns estados brasileiros implementaram mais ciclofaixas nas vias compartilhadas para abranger o número crescente de bicicletas que estavam sendo compradas.
Além disso, surgiram os estacionamentos direcionados exclusivamente para bicicletas.
Lembre-se também que surgiram as entregas usando bicicletas em aplicativos conhecidos mundialmente como o Rappi, o Ifood e a Uber.
As pessoas hoje, estão comprando bicicletas de menor valor, porém, ao usar a bike, elas percebem que investindo um pouco mais, poderiam adquirir um modelo muito melhor e, investem mais em outra bicicleta.
Com o crescente número de bicicletas mais caras adquiridas, vem a necessidade de assegurar o produto para potencializar a segurança ao pedalar, principalmente para quem usa a bike para o trabalho.
Os seguros de bicicletas são fáceis de informar sobre, principalmente por serem mais baratos que um seguro de carro e promoverem os mesmos benefícios.
Porque ser corretor de seguro de bike?
No ano de 2021 houve um enorme crescimento na fabricação de bicicletas com relação ao ano anterior, 2020.
Isso, é claro, teve relação direta com o número de ciclistas que surgiram pós pandemia do Covid-19, quando as pessoas descobriram que é mais seguro andar de bike, além de também ser mais benéfico para o corpo.
O início de 2020 foi marcado pela queda de vendas de bike e de vendas de seguros para esse nicho, entretanto, em meados de maio, ainda no mesmo ano, as vendas voltaram a crescer.
Outro pensamento que influenciou o crescimento de pessoas que pedalam foi a maior valorização de ter um corpo saudável e estar em contato com a natureza praticando esportes como o Mountain Bike.
Após a fase em que passamos “presos” sem sair de casa, grande parte dos indivíduos perceberam a importância de manter o corpo em movimento usando bicicletas que, não promovem aglomeração e, ainda assim trazem benefícios para quem as usa.
A compra de bicicletas elétricas também cresceu muito, houve um crescimento de quase 20% na compra de bikes. Além disso, o público feminino passou a se interessar mais pelo pedal.
Com todos esses dados, as empresas tem lançado categorias específicas para cada novo público que chega ou que está aumentando no mundo do pedal.
A Argo, por exemplo, passou a aceitar bicicletas elétricas e criou uma categoria chamada Bike Mulher.
A facilidade em ser um corretor de seguro para bike
Como dito no primeiro tópico, você estará trabalhando com um produto fácil de anunciar e que poderá ser vendido rapidamente.
Muitas pessoas não sabem da existência do seguro para bicicleta, mas, a facilidade em vender está nas diversas categorias e planos que uma empresa oferece.
Geralmente, ciclistas fazem parte de grupos com outros colegas que praticam pedal urbano ou estão inseridos em outra modalidade como o pedal speed.
Ao anunciar para um, que verá todas as vantagens de adquirir um serviço prático, útil e seguro para a sua bike, esse cliente falará do seu atendimento e serviços oferecidos para os outros integrantes do grupo.
Assim, você automaticamente ganha outros clientes sem fazer muito esforço.
As pessoas tendem a permanecer com o mesmo corretor em diversas compras caso goste do atendimento, então, mostre que você realmente o quer ajudar e quer oferecer o melhor serviço disponível para a necessidade do usuário.
É muito mais seguro permanecer com o mesmo corretor que buscar por outro desconhecido, além disso, você será sempre indicado (a).
Oferecer serviços ficou muito mais fácil com as plataformas digitais e aplicativos como Instagram e TikTok onde é possível criar anúncios personalizados para apenas pessoas que tenham interesse, em bicicletas, vejam.
Quanto ganha um corretor de seguro para bike
Os ganhos de um corretor de seguro podem variar mensalmente, já que é uma profissão que depende muito da captação de clientes, o que depende da elaboração de boas estratégias e experiência de mercado.
Essas são as regras para qualquer vendedor e qualquer pessoa que trabalhe com atendimento ao público que, ganhe comissões mensais conforme a movimentação das vendas.
Segundo estudos feitos por especialistas no mercado, um corretor de seguro, seja lá qual for o seu nicho de atuação, pode ganhar até 100 mil por mês. É claro que, essa renda é variável.
A comissão mínima mensal é de, na maioria das vezes, 25% do valor da venda. Lembre-se de que, independentemente do tempo que o segurado usar o serviço, você só ganha a comissão no ato da aquisição.
Muitos corretores se veem amedrontados pelo avanço da tecnologia, entretanto, esse não é um empecilho para quem tem facilidade de se adaptar e está disposto a aprender.
A tecnologia, na verdade, pode ser uma grande aliada. Podemos afirmar isso apenas observando o crescente número de gestores de tráfego na internet que vem faturando muito ao disponibilizar seus serviços.
Você poderá aprender sobre as plataformas e usar todas as vantagens que vender no Instagram, por exemplo, oferece. Lembre-se de que, quanto mais experiencia, maior facilidade você terá em captar clientes.
Além disso, a pandemia do Covid-19 abriu os olhos das empresas sobre os atendimentos online que podem ocorrer via WhatsApp, e-mail, direct e muito mais.
Assim, você não precisará se dirigir à empresa para trabalhar, poderá cumprir sua meta de vendas em casa com maior comodidade e facilidade.
O que pode ser oferecido no seguro
Os seguros para bicicleta funcionam igual aos seguros projetados para outros veículos como carros e motocicletas, por exemplo.
Os serviços oferecidos são semelhantes ou iguais, entretanto, ao trabalhar com vendas, sua forma de oferecer o produto melhorará conforme você atua no ramo.
O ponto positivo de apresentar os benefícios do seguro é que, a maioria das pessoas com quem você falar, estará realmente interessada em adquirir.
Outro ponto positivo é a variedade em planos em empresas disponíveis para você se cadastrar e iniciar sua captação de clientes.
Os planos disponíveis apresentam variações em preços, essa é uma vantagem para a sua prospecção, pois, os ciclistas podem se interessar por diferentes valores mensais.
É a mesma premissa de vender bolos em uma doceria, você poderá fazer e exibir na vitrine um mesmo sabor em tamanhos diferentes por valores distintos. Assim, quem dispor de menor quantidade em dinheiro, comprará o menor e, ainda assim você estará lucrando com a venda.
Geralmente, as empresas que disponibilizam a possibilidade de cadastro do corretor oferecem os seguintes serviços de cobertura:
Roubo ou furto, essa é a categoria mais buscada pelos ciclistas, principalmente os que costumam pedalar pela cidade seja durante o dia ou, durante a noite.
Danos á bicicleta, essa é a segunda categoria mais buscada pelos clientes que querem contratar um seguro para a sua magrela, principalmente os que se aventuram em modalidades esportivas como Mountain Bike ou speed.
Ao praticar esportes mais radicais, aumenta-se os riscos de acidentes e danos às peças, principalmente ao quadro.
Responsabilidade civil, ainda sobre acidentes, a responsabilidade civil cobre os danos à terceiros. Você poderá montar um roteiro apresentando os benefícios da contratação dessa categoria.
A categoria transporte deve ser bem explicada, já que algumas empresas exigem que esse transporte tenha sido feito em posse do segurado e não de terceiros. Oriente seu segurado a ler com cautela o contrato.
E, apresente todas as especificações que possam gerar estresses futuros em caso de acionamento do seguro. Tire todas as dúvidas possíveis.
Especifique também se os benefícios poderão ser concedidos em posse de parentes próximos, como pais, filhos e cônjuge.
Se o seu segurado for um competidor, busque todos os serviços que possam ser úteis para a necessidade dele ao usar a bike. Geralmente essa categoria requer um pagamento mais alto.
Outra possibilidade é o seguro de viagens nacionais e internacionais para os ciclistas que costumam realizar pedais longos ou, têm o hábito de levar a magrela em viagens para outros países.
Verifique com a empresa que você pretende trabalhar se há risco de mudança no valor da bike entendido pela empresa após o sinistro.
Explicando melhor: um cliente pode te apresentar uma bike de 20 mil, mas, a análise da empresa pode entender que aquela bike vale 30 mil ou menos que 20 mil.
Em caso de perda total da bike, o valor recebido pelo segurado será o mesmo constado em contrato.
Como se tornar um corretor de seguros
Para se tornar um corretor de seguros, o primeiro passo é pesquisar sobre as empresas que oferecem maior comissão para vendedores e corretores. Assim, você poderá escolher qual a melhor para trabalhar.
Após essa pesquisa e escolha de melhor ou melhores empresas, o próximo passo é se informar se a empresa selecionada exige algum tipo de certificação.
Caso a resposta seja sim, você deverá realizar o curto e a prova, se necessário o mais rápido possível para conseguir finalizar o seu cadastro.
O ideal é que você tenha um computador ou notebook para trabalhar com mais conforto, algumas plataformas não podem ser acessadas da mesma forma pelo celular, isso diminui as possibilidades oferecidas pelo site ou aplicativo.
Após se cadastrar para o novo emprego, busque entender tudo sobre a empresa escolhida para trabalhar e sobre todos os serviços oferecidos pela mesma.
Assim, você terá maior facilidade em responder dúvidas e explicar todo o processo para a contratação do seguro.
Uma pessoa que realmente ajuda, aumenta suas chances de ser procurado ou procurada mais vezes pelo mesmo cliente.
Além disso, você aumentará as chances de esse cliente recomendar você para amigos, colegas e familiares que queiram contratar um seguro para suas bicicletas.
Por onde anunciar os seus serviços
Há muitas possibilidades para anunciar os seus serviços. Se você pode investir, recomendamos que contrate um gestor de tráfego, já que esses profissionais entendem muito sobre o mercado digital.
Caso não possa ou não queira auxiliares no início, o ideal é que você busque por vídeo aulas de como anunciar na internet. Os anúncios pagos, se bem elaborados, trabalham por você e captam grande número de clientes.
As melhores plataformas para anúncios atualmente, são o Instagram, o Facebook, o WhatsApp e o TikTok, por serem as que abrangem maior número de usuários.
Ser você já pedala, poderá recomendar o serviço para amigos e familiares que também amam usar bicicletas. Monte estratégias para convencê-los da necessidade de um seguro sem aborrecê-los.
Outra dica é postar no status do WhatsApp diariamente as vantagens do seguro e, relatos de clientes satisfeitos com os seus serviços ou, serviços disponibilizados pela empresa.
Conheça os melhores rastreadores para bike e confira dicas de onde instalar.
Dicas para se sobressair entre os outros corretores
A primeira dica é se profissionalizar o máximo possível dentro das suas possibilidades.
O que queremos dizer com isso? Pesquise muito sobre estratégias de vendas, se informe sobre promoções na empresa e faça cursos gratuitos ou pagos.
Um curso de atendimento ao cliente é essencial para começar, ainda que você se caracterize como uma pessoa bem comunicativa, será necessário saber como atender as necessidades que surgirão e, como preencher todas as lacunas deixadas pelo cliente.
Tire todas as dúvidas possíveis e elabore, com antecedência, respostas para os possíveis empecilhos como a falta de dinheiro.
Crie perfis profissionais nas redes sociais e tenha um número de WhatsApp próprio para seu trabalho.
Poste sempre os feedbacks positivos sobre a utilização dos planos de seguro disponibilizados aos clientes e também sobre o seu atendimento, assim, outros usuários terão mais confiança em seu trabalho.
Coloque anúncios pagos em plataformas e aplicativos voltados especificamente para clientes em potencial, assim, grande maioria das pessoas que chegarem até você estarão realmente dispostas a ouvir mais sobre as vantagens.
Siga perfis de corretores consolidados no mercado, dessa forma, você terá inspirações e norteamento de por onde seguir.
O que achou das nossas dicas? Siga todas as nossas orientações e mude sua vida sendo um corretor ou corretora de seguros para bicicletas de diversas categorias.