O Brasil é um país conhecido pelos seus atletas que competem em diversas modalidades esportivas. Nós, do Bicicleta para Todos, listamos alguns dos melhores ciclistas de diferentes modalidades e categorias. Confira a seguir.
O ciclismo é um esporte também aclamado pelos brasileiros. O interesse nas bikes em assuntos relacionados vem crescendo gradualmente, principalmente após a pandemia.
Pensando nisso, pesquisamos alguns ciclistas de diferentes categorias, homens e mulheres, com destaque em competições nacionais e internacionais.
Melhores Ciclistas Brasileiros da Atualidade
Henrique Avancini
Henrique Avancini é um campeão mundial brasileiro, por isso, está no topo da nossa lista e de tantas outras feitas na internet.
O ciclista pedala desde criança e sempre foi incentivado pelos pais, na prática de esporte em duas rodas. Atualmente é responsável por ganhar diversos títulos na modalidade em que pedala.
Sua habilidade com a bike é tanta que se tornou o número 1 no Ranking Mundial da União Ciclística Internacional.
Avancini nasceu em 30 de março, no ano de 1989, natural da cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro.
Sua paixão pelas magrelas é justificável. Seu pai era dono de uma oficina de bicicletas e construiu para o seu filho, que pedala desde os 8 anos, um modelo de bike adaptada com peças de outra bike encontrada no ferro velho.
Veja nosso artigo com kits de reparo que todo ciclista deve ter.
Renato Rezende
Renato Rezende está entre os melhores ciclistas do mundo na modalidade BMX e está sendo visado como grande nome do esporte há muitos anos.
No início do ano de 2016, Rezende sofreu um acidente e precisou correr contra o tempo para se recuperar em tempo para concorrer nas olimpíadas do mesmo ano.
Apesar de não tão conhecido, seu nome é respeitado no mundo das bicicletas e, vem ganhando cada vez mais notoriedade no esporte em que pratica.
Como um ciclista que já esteve diversas vezes em boas posições do ranking mundial, Rezende é uma grande personalidade do BMX, ídolo de ciclistas em diferentes níveis e idades.
Em 2012, no campeonato ocorrido em Londres, Renato Rezende conseguiu um feito inédito. Se classificou, sendo o primeiro brasileiro, para uma edição dos jogos olímpicos.
Entretanto, caiu durante a competição e lesionou o ombro.
Seus últimos prêmios foram conquistados em 2015, quando foi bicampeão pan-americano.
Veja nossa lista com melhores MTB de entrada.
Isabela Lacerda
Isabela Lacerda é uma ciclista brasileira que compete na modalidade MTB. Seu nome está presente em diversos campeonatos. É um grande nome feminino no ciclismo.
Ao buscar no YouTube, não a confunda com a nutricionista. Essa Isabela aqui compete no Mountain Bike desde 2007, iniciando em 2009 um treino orientado pelo Mestre Eduardo Polazzo.
A ciclista foi, por dois anos consecutivos, selecionada para participar da clínica brasileira de jovens promissores no Mountain Bike.
No ano de 2017 foi suspensa das atividades por alterações em alguns exames solicitados pelos comissários da UCI. Isabela alega que a alteração ocorreu em decorrência de uma dengue que demandou do uso de antibióticos.
Nossa aleta teve retorno nas competições anunciada em janeiro de 2021 após 4 anos sem participação.
No mês de maio de 2022 foi convocada para participar e disputar o Campeonato Pan-americano de Mountain Bike CO, realizado em San Fernando del Valle de Catamara, na Argentina.
Saiba tudo sobre hierarquia Shimano para MTB.
Raiza Goulão
Raiza Goulão Henrique ou Raiza Goulão é uma ciclista brasileira que compete na modalidade Mountain Bike, assim como a Isabela Lacerda, citada anteriormente.
Raiza Goulão nasceu no dia 28 de fevereiro do ano de 1991, natural de Pirenópolis, em Minas gerais.
Sua especialidade é o Cross Coutry. Não é à toa que a atleta representou o Brasil na modalidade, competindo nos Jogos Olímpicos de Verão ocorrido em 2016.
Sua classificação para o campeonato se deu ao conseguir finalizar a fase que a qualificou entre as 20 melhores nações, divulgadas no ranking mundial. O talento de Raiza é absurdo.
No ano de 2018, a atleta foi campeã no Campeonato Pan-Americano de MTB. Essa edição aconteceu em Pereira, na Colômbia.
Raiza Goulão é mais um nome de destaque no Mountain Bike feminino. Graças à conquista frequente de boas colocações, é mais uma esperança para o recebimento de medalhas como atleta brasileira.
Priscila Stevaoux
Priscila Stevaoux é uma atleta brasileira natural de Sorocaba, competindo na modalidade de BMX. Mais uma grande competidora que representa o Brasil.
Após a participação de 3 Copas do Mundo, 1 Campeonato Mundial, 1 Campeonato Continental e 3 C1, a atleta garantiu sua vaga na Rio 2016, na modalidade BMX Super Cross Feminino.
O treinamento árduo e, constante fazem de Stevaux uma das atletas brasileiras mais promissoras na modalidade.
A presença de ciclistas como Priscila em grandes competições significa muito para o Brasil, já que sua vaga foi dada por merecimento em decorrência de suas habilidades com a bike, e não por ser de um país cede.
Seu foco é representar com maestria o esporte feminino, principalmente por ser uma ciclista de pouca idade.
Luiz Cocuzzi
Luiz Cocuzzi vem de uma família que o apoia constantemente e contribui com seu crescimento no esporte que
pratica.
O atleta coleciona diversos troféus e medalhas. Cocuzzi representou o Brasil nos jogos olímpicos de Tóquio, ocorridos no ano de 2021. Seria no ao anterior, mas, mudanças precisaram ser feitas devido à pandemia da Covid-19.
Luiz vem de uma família atípica. Antes de seu nascimento, seus pais adotaram uma criança que encontraram abandonada e mesmo após o nascimento dele, continuaram adotando outras crianças.
O brasileiro é uma grande inspiração para os seus mais de 20 irmãos adotivos que vivem sobre a coordenação de seus pais, sendo o único filho biológico.
Seu crescimento gradativo, Luiz Cocuzzi chama atenção graças às competições que finaliza entre os primeiros colocados.
Kleber Ramos
Kleber Ramos, também conhecido como Bozó, é um ciclista brasileiro nascido no dia 24 de agosto do ano de 1985.
Kleber compete na categoria de estrada e, atualmente, pedala pela equipe Memorial Team.
O atleta vem se destacando cada vez mais pelas suas boas colocações em partidas de ciclismo na modalidade speed.
Podemos citar como exemplo o 5º lugar na Copa América de Ciclismo, em 2008 e, o 4º lugar na Prova Ciclística 9 de julho, em 2010!
Veja nossa lista com melhores speeds de entrada.
O que achou da nossa lista? Você conhece outros ciclistas brasileiros que ganharam destaque mundial? Confira nosso site para mais dicas para ciclistas. Nos encontre no YouTube!