Quer montar um grupo de ciclismo e não sabe por onde começar? Nós, do Bicicleta para Todos, organizamos as principais dicas para quem quer pedalar em uma equipe formada por mulheres. Confira a seguir.
Participar de um grupo para ciclismo, com certeza, garante que você tenha mais disposição para pedalar, pois, a socialização é divertida e complementa o pedal como um esporte dinâmico.
Além disso, em caso de acidentes ou um pneu furado, por exemplo, as outras mulheres se ajudarão e conseguirão resolver o problema mais rápido.
Leia nesse artigo dicas incríveis para seguir se você quer montar um grupo de pedal.
Como criar um Grupo de Pedal Feminino
Tenha em Mente a Modalidade
O primeiro passo para criar um grupo de pedal é saber previamente em qual modalidade você pretende inscrever outras mulheres, pois, existem inúmeras opções que demandam de bicicletas com configurações específicas.
O Mountain Bike, por exemplo, é o mais praticado devido ao fato de ser fácil encontrar estradas de terra que ofereça os obstáculos necessários para pedalar com bastante adrenalina.
E, se você mora no interior do estado, essa é, com certeza, uma das melhores opções. O grupo poderá realizar trilhas nas estradas que levam à zona rural da cidade.
A modalidade Speed é outra opção que se adéqua à maioria das cidades brasileiras, já que o pedal acontece nas pistas asfaltadas com a quilometragem combinada previamente pelas integrantes do grupo.
Se você está começando no mundo das bikes, a melhor opção é pedalar pela cidade e após se sentirem seguras, ingressarem em modalidades mais elaboradas que que exijam maiores obstáculos nos percursos.
Os trajetos na cidade podem variar de acordo com as opções que o município oferece.
Uma ótima ideia é começar pedalando pela avenida principal e explorar alguns bairros, ou, ir do centro ao contorno e retornando ao ponto inicial.
Sabendo por onde você pretende pedalar, será mais fácil encontrar pessoas com o mesmo objetivo e que se interessem pelo projeto.
Liste possíveis interessadas
Após delimitado o tipo de pedal que será praticado pelo grupo, é hora de listar as possíveis mulheres que poderão se interessar pela ideia de pedalar em conjunto.
Se você já conhece algumas pessoas, ótimo! Se não, existem formas práticas de comunicar sobre a sua ideia e conseguir apoiadoras que queiram adotar um estilo de vida saudável e dinâmico.
Caso você resida em cidade no interior do estado, será válido conversar com outras mulheres que pedalam e informar sobre o seu projeto, assim, conseguirá espalhar a ideia.
Outra opção é buscar em grupos de pedais, já existentes, as mulheres que querem participar. É possível estar em dois grupos de ciclismo, principalmente devido às atividades não ocorrerem diariamente.
Caso não tenha como aplicar nenhuma das dicas acima, busque ou faça uma imagem ilustrativa sobre o seu novo projeto e anuncie no Instagram ou Facebook, delimitando para a cidade onde você mora.
Dessa forma, apenas pessoas que querem o que você oferece chegarão até você para saber mais informações sobre participar da pedalada.
Faça um Grupo no WhatsApp
Para estreitar a comunicação e, dar anúncios de forma mais prática e rápida, recomendamos que você crie um grupo no WhatsApp.
E, se você é uma daquelas pessoas que estão cansadas de grupos de WhatsApp, não se preocupe. Na versão Business, você terá a opção de silenciar a conversa e permitir que apenas o administrador fale.
Essa função, para essa finalidade, poderá ser usada em alguns horários do dia como o almoço e durante a noite, com exceção aos dias de pedais noturnos.
Por lá, você poderá dar às boas-vindas às novas integrantes, anunciar eventos colaborativos, comunicarsobre eventos festivos em datas específicas como feriados e reuniões com temas personalizados.
Nossa dica principal é que você comunique a finalidade do grupo para que ocorram o mínimo possível de assuntos paralelos e, proíba conversas que possam gerar discussões sérias e ofensas como política e religião.
Além disso, será interessante se puderem compartilhar promoções em artigos para ciclistas como óculos, capacete,jaquetas corta-vento e outras peças de vestuários para quem pedala.
Quando precisar comunicar algo, você não precisará contatar uma por vez e sim, uma mensagem no grupo para todas conseguirem ler.
Crie uma página no Instagram
Uma página bem organizada no Instagram funcionará como um cartão de visitas para o seu grupo, além de ser um álbum de fotos digitais onde você poderá postar fotos e vídeos para guardar.
Além disso, lá será seu palco de anúncios para convidar mais mulheres que queiram pedalar em grupo e amam andar de bike.
E, quem sabe, não poderá se tornar um negócio relacionado ao mundo do ciclismo comercializando produtos para quem pedala e precisa de acessórios para potencializar o conforto.
Os eventos organizado
s poderão chegar ainda mais rápido às pessoas que gostam de acompanhar páginas para ciclistas e o dia-a-dia da organização de rotas para ir de bike.
Além de dicas para enfrentar com maior facilidade alguns obstáculos e indicações de bike ou acessórios para iniciantes.
Criar uma página no Instagram é muito fácil e, nós recomendamos que você separe essa conta da sua conta pessoal, dessa forma, você saberá exatamente o que postar e como organizar as fotos.
Registre seu Grupo
Registrar o grupo é muito importante. Principalmente se você pretende participar de competições com suas colegas.
E, quanto maior a demora para buscar empresas que ofereçam esse serviço, maior a possibilidade de outras pessoas usarem o nome que você escolheu.
Para isso, busque por uma empresa especializada. O ideal é que ofereça serviços online ou que a busca já seja reduzida para a cidade em que você mora ou em regiões próximas.
O registro é gratuito e, se possível, registre as bicicletas individualmente antes do grupo completo. Isso auxiliará em caso de furto, principalmente se nenhuma de vocês contratarem seguros para bike inicialmente.
Colaborações financeiras
Se você pretende realizar eventos maiores, seria interessante pensar em formas de organizar um caixa para arcar despesas do grupo em futuras viagens ou pedaladas em trajetos mais longos.
Para isso, as integrantes poderão, por exemplo, se envolverem em feiras nas datas comemorativas da cidade para vender itens alimentícios como bolos, tortas e salgados para lanche.
Outra opção é realizar rifas com prêmios em dinheiro ou produtos eletromésticos, cestas de chocolate ou recheadas de itens perfumaria. Opções atrativas por serem saborosas ou úteis no cotidiano.
Organize também colaborações mensais entre as mulheres que fazem parte do grupo. Elas poderão transferir ou depositar para uma responsável guardar até que o gasto seja necessário.
Caso prefiram, poderão criar uma poupança pensada nessa finalidade.
Esse dinheiro poderá ser usado para pedaladas mais longas como ir de uma cidade à outra, ou um percurso mais extenso o MTB e que precisa de recursos para acontecer. Como garrafas de água e kit de reparos, por exemplo.
Ou, quem sabe, futuramente, vocês se inscrevam em torneiros distantes da cidade onde moram e precisarão custear estadia, alimentação e carro ou van para deslocamento.
Outra opção é pedir patrocínio em lojas e para políticos da sua cidade. Isso é muito mais fácil em cidades menores, onde os gestores são mais acessíveis e mais próximos dos habitantes.
O dinheiro em um grupo de mulheres que gostam de pedalar pode ser muito útil na organização e auxílio dos eventos. Vocês conseguirão ir mais longe.
Organize o primeiro evento
Quando falamos evento, não necessariamente queremos dizer algo grande e sim, o primeiro pedal em grupo. Aliás, recomendamos que comece com um percurso mais leve.
Você pode arriscar ir em uma trilha caso as integrantes do grupo estejam de acordo e já tenham alguma experiência com a bike em estradas de terra batida.
Caso não, pense em um trajeto simples e que seja dinâmico pedalando pela cidade ou em área próxima.
Uma boa solução é, na ida, colocar o ponto final em algum estabelecimento. Se você mora em cidade litorânea, uma parada para beber água de coco na orla seria incrível!
Se mora em cidade interiorana, organizar um pedal de estrada com destino a um barzinho ou estabelecimento mais distante do centro seria a melhor opção para pausa de descanso.
Antes de ter certeza por onde irão pedalar, peça sugestões das outras integrantes do grupo e aceite as possíveis sugestões. Você poderá mesclar o que já tinha programado e indicações das outras mulheres.
A cidade em que você mora tem parques arborizados? Geralmente esses espaços oferecem trilhas para iniciantes e é uma excelente opção para quem quer fugir dos centros urbanos e ficar em maior contato com a natureza.
Já pensou nos uniformes?
Os uniformes são interessantes para garantir ainda mais autenticidade ao grupo e, mostrar união entre as integrantes.
Roupas semelhantes ou iguais são representativas. E o melhor para quem pedala em grupo é criar um logo e no mínimo, camisas personalizadas.
Pensar sobre isso deverá ser um dos planejamentos iniciais e discutido no grupo. O ideal é que mais de um modelo seja exibido para votação e logo após, vocês deverão escolher a melhor gráfica.
Geralmente estabelecimentos como esse oferecem desconto quando o material é feito em grande quantidade e o pagamento, poderá ser individual entre vocês.
Ou, uma das integrantes ficará responsável por receber o dinheiro e pegar os produtos encomendados na loja escolhida, na data combinada.
Na maioria das vezes, grupos de mulheres escolhem vestimentas de cor rosa e você pode fugir desse padrão garantindo ainda mais originalidade para a equipe. Vocês, com certeza, se destacarão.
Não se esqueça de pedir para que todas enviem o tamanho de blusa que veste e escolham a melhor
data para pedir as peças de acordo com a disponibilidade financeira média das outras mulheres.
Encontre uma Oficina
O ideal para grupos é que seja escolhida uma única oficina para todas vocês. Em datas próximas a eventos de pedais mais longos, todas as bikes precisarão de revisão.
E, nada melhor que ter um mecânico confiável em que pode deixar todas as magrelas para serem ajustadas e evitar acidentes durante o pedal.
Peça indicações da outras integrantes e pesquise qual a melhor oficina de acordo com o custo benefício que oferece. Não adianta garantir preço baixo, o serviço precisará ser de boa qualidade.
Quanto mais vocês usarem a bicicleta, maior a necessidade de revisões periódicas, para potencializar a segurança, recomende a todas que levem um kit simples de reparo ou, que usem pneus tubeless.
Inclua um carro de apoio
Muitos grupos de ciclismo precisam e usam um carro de apoio quando optam por trajetos mais extensos.
Esse carro será útil para levar garrafas de água e dar assistência em caso da necessidade dos primeiros socorros. Um automóvel que se move mais rápido será necessário para ir ao hospital.
Alguns ciclistas possuem limitações e precisam de uma pausa, para não atrasar o pedal, poderá pegar uma rápida carona no automóvel que estará acompanhando vocês.
Para escolher qual o carro que melhor acompanhará a equipe, você precisará encontrar alguém que estará disponível, principalmente aos finais de semana, já que é quando esses eventos costumam acontecer.
Se você e as outras integrantes pedalarem durante a semana, opte por um percurso mais curto e simples.
A maioria das pessoas trabalham durante esse período então, a saída ocorrerá nos primeiros horários da manhã ou, durante a noite.
Caso queira montar o grupo com mulheres em estágio iniciante no ciclismo, esse carro poderá ser decidido futuramente, por enquanto, explore a cidade em que vocês moram e se divirtam enquanto movimentam o corpo.
Porque entrar em um grupo de ciclismo
Atividades em grupo funcionam como um incentivo para quem quer se envolver e, além de conversar sobre ciclismo, você e as outras mulheres poderão se identificar em outros aspectos.
Com certeza, pedalar não será a única coisa de que elas gostam.
E será muito prazeroso estar com pessoas que têm interesses em comum a você.
Se você quer perder peso, por exemplo, e manter hábitos saudáveis na sua vida, pedalar é uma excelente opção por ser uma atividade dinâmica onde a aventura será sempre novidade.
E, pedalando com outras mulheres, se sentirá segura e, com maior disposição para sair e compartilhar experiências com pessoas que verão essas informações como úteis.
E não podemos esquecer do quanto é divertido e de como atividades em equipe rendem boas histórias.
Benefícios de Pedalar em Grupo
O primeiro benefício, é claro, é o apoio e ajuda nas adversidades, sair para pedalar sozinho em trilhas, pode ser muito perigoso, e, em caso de acidentes, não haverá ninguém para ajudar.
Outro benefício é que será ainda mais divertido estar com outras pessoas durante o trajeto, assim, enquanto pedalam, vocês poderão conversar e compartilha experiências, até mesmo as que não estão ligadas à bike.
Pedalar em grupo é uma forma incrível de manter a socialização, além de relaxar e aliviar a mente do cansaço da semana de trabalho e/ou estudo.
O que achou das nossas dicas? Siga todas elas e tenha sucesso na criação do seu grupo feminino de ciclismo.