Pedalar é uma maravilha! Além de fazer bem à saúde, é uma prática que ajuda você a relaxar. No entanto, se tem algo que pode tirar o prazer desta atividade é ter assaduras após pedalar.
Por diversos fatores, que vamos apresentar a seguir, é muito comum as assaduras em ciclistas. Ou seja: isto não acontece somente com você!
No entanto, as causas das assaduras em ciclistas são, na verdade, alguns pequenos erros que os ciclistas cometem antes, durante e depois da atividade.
Por isso, selecionamos algumas dicas mostrando as causas de assaduras, o que fazer para evitar que elas aconteçam e, principalmente, como tratar quando você tiver uma assadura por pedalar.
O que causa as assaduras em ciclistas?
São diversos os fatores que, isolados ou em conjunto, podem acarretar em assaduras nos ciclistas.
Primeiro, você precisa entender que as assaduras são irritações e inflamações na pele que geralmente ocorrem devido ao atrito repetitivo entre a pele e a roupa ou equipamento de proteção utilizado enquanto pedala.
No caso de ciclistas, as assaduras ocorrem mais frequentemente em áreas de contato com o selim, como a região do períneo, coxas e nádegas.
O que, como você pode imaginar, causa imenso desconforto e impede o ciclista de voltar a pedalar até que as assaduras estejam saradas.
Algumas das causas comuns de assaduras em ciclistas são:
- Uso de roupas inadequadas: Roupas que são muito apertadas ou soltas demais podem causar atrito excessivo com a pele e aumentar o risco de assaduras;
- Selim errado: Selins que são muito estreitos, largos demais ou mal ajustados podem aumentar o atrito e a pressão nas áreas de contato, levando a assaduras;
- Transpiração em excesso: O suor pode aumentar o atrito e a umidade, tornando a pele mais suscetível a irritações;
- Distância e intensidade do treino: Quanto mais longa e intensa a sessão de ciclismo, maior a probabilidade de assaduras ocorrerem.
- Duração do treino: da mesma forma, os ciclistas que passam muitas horas na bicicleta podem facilmente ter assaduras devido ao atrito constante e prolongado, especialmente se você ainda é iniciante no ciclismo;
- Condições climáticas: o calor e a umidade podem aumentar a transpiração, o que pode aumentar a fricção e a irritação na pele.
Ou seja, há muitas coisas que podem acontecer para gerar uma assadura extremamente desconfortável.
Normalmente, apenas um desses fatores (como a duração do treino) já pode ser motivo o suficiente para te causa este desconforto. No entanto, o que vemos com frequência são ciclistas que negligenciam diversos cuidados e, em conjunto, tudo isso acarreta em assaduras frequentes.
Se você quer evitar as assaduras, fique de olho nas dicas abaixo!
Como prevenir assaduras ao pedalar?
Entendendo as causas das assaduras, você já deve ter imaginado algumas soluções bem fáceis e práticas que podem te ajudar a prevenir as assaduras, não é?
Mas, mesmo assim, vamos separar essas dicas e algumas indicações de coisas que você pode comprar para usar e evitar que estas irritações apareçam.
Utilize roupas de ciclismo
Este foi o primeiro ponto que abordamos lá em cima, nas causas de assaduras em ciclistas, e é justamente por onde podemos começar a prevenir.
Roupas específicas para ciclismo são produzidas com tecidos adequados, que são tecidos respiráveis que impede o acúmulo de suor e umidade, que é o fator número 1 para o risco de uma assadura.
Além disso, estas roupas são mais justas para evitar o atrito desnecessário entre o tecido e a sua pele.
No entanto, você precisa escolher a roupa do tamanho correto! Pois, se for justa demais, a peça pode prender a sua circulação sanguínea, o que também não é nada bom!
Se você sofre constantemente com assaduras na região das pernas, especialmente nas coxas, o ideal é utilizar uma calça como esta do conjunto para evitar as assaduras enquanto pedala.
Além deste modelo, existem muitos outros na Amazon, específicos para ciclistas.
Cuide da sua higiene
Um ponto importante que não podemos negligenciar para evitar assaduras é a higiene.
Tomar banho antes de pedalar e logo após voltar é muito importante, de modo que sua pele esteja sempre limpa e seca.
Além disso, é importante utilizar roupas sempre secas ao começar a pedalar e colocar para lavar seus conjuntos de treino logo após utilizar, evitando a proliferação de bactérias do suor.
Evite passar muito tempo com a roupa de ciclismo úmida e suada após já ter terminado o exercício.
Selim
Os equipamentos utilizados ao pedalar, como a própria bicicleta e, especialmente, o selim também fazem toda a diferença para evitar assaduras.
Um selim mal ajustado pode causar desconforto e fricção excessiva, causando assaduras a cada vez que você pedalar por um longo período de tempo.
Por isso, certifique-se de que o selim esteja ajustado corretamente e escolha um modelo que seja adequado para o seu tipo de bicicleta e atividade.
É justamente por isso que os ciclistas mais experientes sempre acabam trocando o selim das bicicletas que compram.
Às vezes uma bicicleta é ótima e até mesmo possui um bom custo versus benefício, mas o seu selim não é o ideal para seu peso, altura ou até mesmo para o tipo de bicicleta. Nestes casos, vale muito mais a pena trocar esta peça e ter muito mais conforto ao pedalar.
Produtos
Se você já sofre com assaduras há um tempo e percebe que, mesmo aplicando já as dicas que demos acima, essas irritações continuam a aparecer, há ainda algumas coisas que você pode fazer.
Talvez, se a sua pele for mais sensível, é bem provável que este problema de assaduras seja frequente, mesmo tomando todos os cuidados.
Se este for seu caso, recomendamos que tenha sempre um creme ou pomada preventivo de assaduras.
Normalmente, estes cremes são muito fáceis de encontrar em farmácias e também na Amazon!
Você pode testar inicialmente uma pomada como a que usamos em bebês. Esta pomada da Mustela é excelente para prevenir assaduras e recomendadas para recém-nascidos até pessoas adultas.
O lado bom desta pomada é 99% dos seus ingredientes são de origem natural, vegano e orgânico. Este creme previne e trata assaduras, ajudando a reduzir a vermelhidão e deixando uma camada protetora na pele.
No entanto, se você quer um creme específico para assaduras em ciclistas, recomendamos também a pomada vegetal antiassaduras da Safe Runners.
Esta é uma pomada desenvolvida para atletas, inclusive ciclistas, que sofrem com assaduras e bolhas.
A pomada contém óleo de melaleuca, vitamina E e D-pantenol. Inclusive, pode ser utilizada na virilha, coxas, axilas, mamilos, abdômen, pés e outras regiões onde costumam aparecer assaduras.
Você vai utilizar as pomadas e cremes em todas as regiões onde ocorrem atrito de pele com pele, pele com tecido ou pele com objetivo/equipamentos.
Aplique a pomada e espere secar antes de vestir a sua roupa!
Ritmo e intensidade
Outro fator que ocasiona em assaduras nos ciclistas é um ritmo e intensidade muito grande na hora de pedalar.
Especialmente se você ainda não é acostumado, sua pele vai estranhar e começar a produzir irritações.
Por isso, recomendamos que você faça pausas frequentes para aliviar o atrito constante e permitir que a pele respire.
Alguns ciclistas também optam por levar uma toalha limpa e seca para se secar enquanto pedala, evitando o acúmulo de suor que causa as assaduras. Esta é uma dica muito boa se você tende a suar de forma excessiva.
Sendo assim, toda vez que começar a sentir sua pele irritada, faça uma pausa de alguns minutos e permita a pele respirar e aliviar.
Caso a irritação se prolongue e comece a realmente incomodar, pare de pedalar e comece a tratar da assadura imediatamente.
Como tratar das assaduras após pedalar?
Se você já está sofrendo com as assaduras nesse momento, existem uma série de coisas que podem ser feitas para aliviar o desconforto e regenerar a pele, permitindo que você volte a pedalar logo.
Limpe a área com água morna e sabão neutro
Assim que você chegar em casa, é importante fazer esse passo.
Tire imediatamente a roupa suada e apertada e lave toda a área com água morna e sabão neutro, de preferência um sabão glicerinado e hidratante.
Isso ajuda a remover a sujeira e o suor que podem agravar as assaduras.
Então, nada de ficar um tempo com a roupa suada e apertada, friccionando ainda mais as assaduras!
Aplique uma pomada de proteção contra assaduras
Após o banho, seque bem a área e passe uma pomada de proteção contra assaduras.
Neste caso, recomendamos essas pomadas mais comuns, como as utilizadas em bebês, pois possuem ativos mais hidratantes e naturais, específicos para peles sensíveis ou sensibilizadas.
Caso queira comprar um creme específico para adultos, recomendamos esta opção da La Roche-Posay, a Cicaplast Baume B5, que é um produto extremamente hidratante e específico para cicatrização.
Neste caso, é ideal usar este produto especialmente em assaduras mais graves, onde há um risco de surgir bolhas e deixar marcas na pele.
Evite roupas apertadas:
Para pedalar, o ideal é que você utilize sempre roupas justas. No entanto, se você está sofrendo com uma assadura, é importante evitar tecidos que apertem a sua pele e façam contato direto.
Além disso, é importante optar por tecidos mais leves e respiráveis.
Ou seja, nada de utilizar tecidos de material sintéticos e, menos ainda, jeans.
Também opte por peças mais livres e soltas, de modo que reduza a umidade nas áreas em que você está com assaduras.
Descanse a área afetada
Se possível, evite sentar ou colocar pressão na área afetada para permitir que a pele se cure.
E, principalmente: não volte a pedalar até que o desconforto tenha realmente passado e sua pele já esteja boa, sem sensação de queimação e ardor.
Consulte um médico
Suas assaduras começaram a apresentar bolhas e você sente muita dor? É bem provável que comece um processo inflamatório no seu organismo e, neste caso, é importante consultar um médico.
Além de passar um medicamento adequado para evitar a inflamação, ele também saberá receitar pomadas realmente específicas para o seu caso, evitando assim que as assaduras se tornem em feridas bem mais difíceis de tratar.
Seguindo todas estas dicas, é bem provável que você nunca mais enfrente problemas com assaduras enquanto pedala.
No entanto, é importante que você realmente siga à risca o que recomendamos aqui e não se esqueça de que um pequeno deslize pode causar estas irritações extremamente desconfortáveis.
Aproveite e já mande este link para seus amigos ciclistas!